Projeto: Educação Ambiental Virtual

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTOS DUMONT

EDUCAÇÃO AMBIENTAL VIRTUAL PLANEJAMENTO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR Ciências Humanas e suas Tecnologias

APRESENTAÇÃO

Encontra-se vinculado ao Currículo de nossa Escola a noção de Educação Ambiental enquanto processo responsável pela formação de indivíduos preocupados com os problemas ambientais e engajados na conservação e preservação dos recursos naturais mediante o conceito de sustentabilidade. A temática ambiental é abordada no currículo escolar por meio de aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. A conduta que articula e vincula projetos interdisciplinares desenvolvidos no âmbito escolar encontra respaldo na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA):

“A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.” Lei nº 9795, Art. 2º

PLANEJAMENTO DA ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

A Área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias está utilizando os seguintes eixos estruturantes a fim de integrar o trabalho da área em cada uma de suas disciplinas (Área das Ciências Humanas >>>> Geografia, História, Filosofia e Sociologia); trabalhar em conjunto às demais áreas (Ciências Humanas e suas Tecnologias <<<<< Códigos e Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias); e entre as disciplinas que compõe as diferentes áreas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, suas disciplinas e disciplinas das outras áreas do Conhecimento). Em tempo, a concepção composta de engrenagens por meio de eixos e estruturas que apresentamos é uma referencia direta ao que se encontra exposto nas Orientações Curriculares da Base Nacional Curricular do Ensino Médio.

CAMPO DA COMPETÊNCIA

CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL Esse campo de competências refere-se à diversidade e, portanto, à constituição dos diferentes significados que saberes de ordem variada podem assumir em diversos contextos sociais. (PCNEM, 1999, p.296).

Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

Essa competência indica que os educandos poderão desenvolver conhecimentos que lhes permitam perceber e compreender que as ações humanas são construídas/reconstruídas em tempos e espaços diversos, que se manifestam no âmbito das relações sociais de que são fruto e, ao mesmo tempo, promovem desdobramentos variados, o que significa dizer que não são condicionados de forma determinista por algum aspecto em particular. Outra questão relacionada a essa competência diz respeito às múltiplas relações que os seres humanos travam com os meios social e natural, de maneira a definir as formas como, entre outras, as construções culturais e as relações de trabalho serão estabelecidas no interior de uma dada comunidade e/ou sociedade.

Conceito Estruturador: Cidadania

O conceito estruturador de cidadania propor atividades voltadas ao protagonismo juvenil voltado para a viabilização da cidadania plena através da prática que vincula o educando com a comunidade, valores com atitudes que promovem um comportamento dirigido para a transformação superadora da realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.

Eixo Estruturador: Educação Ambiental Virtual

Conhecer os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, tendo por enfoque o estudo “Educação Ambiental Virtual” (disponível em >>>> http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/VII-001.pdf <<<<<) elaborado pelos gestores ambientais Cássio Bergamasco e Virgínia Lages. Tal estudo abordou a aplicação da educação ambiental no ambiente virtual; evidenciou a viabilidade financeira de projetos semelhantes; e demonstrou o alto nível de engajamento social em relação às temáticas ambientais cotidianas.

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